O caminho para o Sucesso

Como alcançar o sucesso? 

Sucesso, o que é?

Imagino que você esteja lendo este texto porque quer alcançar o sucesso. Então, primeiro temos que definir o que é sucesso para você.

Sucesso é um conceito muito relativo. Cada pessoa tem um sentimento diferente do que seja sucesso para ela. Sucesso, em princípio, significa alcançar algo que se deseja e cada pessoa pode desejar algo próprio. Reduzir 10 kg no peso, aprender a tocar violão, ser capaz de falar em outra língua, parar de fumar, conquistar uma posição na empresa, visitar um determinado país, são desejos totalmente personalizados. E, evidentemente, uma pessoa pode não ter qualquer interesse no desejo de um outro.

E cada um pode ter mais do que um desejo e alcançar cada um deles significa ter sucesso naquilo.

Claro que os desejos devem ter uma certa importância para a pessoa. Dizer que chegar no trabalho é um motivo de sucesso não desperta qualquer entusiasmo. Faz parte de uma rotina. O sucesso está relacionado a algo especial, mais raro e, com freqüência, mais difícil.

Caminhos do Sucesso

E como se alcança o sucesso? Para cada desejo há um caminho próprio, específico. No entanto parecem existir alguns pontos que são essenciais no atingimento de qualquer desses objetivos mais importantes.

Objetivos

Definição clara do que você quer: dizer que quer emagrecer não é uma boa definição, porque emagrecer 10kg, 1 kg, 100g ou um grama é emagrecer, então você teria sucesso em qualquer dessas alternativas; claro que pode ser um sucesso efêmero, porque qualquer grama a mais diria que você engordou. Então dizer que seu objetivo é emagrecer 10 kg atende a duas condições: algo definido e, provavelmente, de boa importância para você.

Metas

Em quanto tempo você deseja realizar esse desejo; no dia a dia muitas vezes você se coloca uma meta mas não especifica o tempo; isso não elimina o seu desejo e quando você alcança-lo terá sucesso, mas aparentemente, para a maioria das pessoas, ter uma data provoca uma ação mais forte, mais decidida. 

Comprometimento

Desejos todos tem mas agir na direção de alcança-los envolve esforço e a natureza uma humana é um pouco preguiçosa e ela coloca a rotina como obrigação, quer dizer, tem que ser feita quer se esteja disposto, quer não, seja porque faz parte do dia a dia obrigatório, como se vestir, comer, dormir ou seja para trabalhar, num emprego ou num negócio próprio, essencial para garantir o pão da cada dia.

O desejo que queremos atingir envolve, provavelmente, uma atividade extra, fora da rotina e que depende exclusivamente da vontade da pessoa, sem interferência ou dependência de terceiros.

E, portanto, depende da própria decisão da pessoa e do seu comprometimento consigo mesmo. E aí entra a tal preguiça ou acomodação.

É o que eu chamo de acomodação incômoda, mas muito comum e muito adotada.

Sua vida, sua decisão

Então, se você definir o que quer, quando gostaria de chegar, qual o caminho que vai seguir e comprometer-se com as ações que você definiu como necessárias, você, com muita probabilidade, vai realizar seu desejo e portanto alcançar o sucesso.

Claro que isso vale para qualquer desejo pessoal e vale para as atividades profissionais e de negócios. Cumprir uma formação técnica ou universitária, de graduação ou pós-graduação segue esses princípios.

Alcançar uma posição empresarial, também. Construir um negócio passa pelos mesmos pontos.

Conte comigo!

Se quiser, conte suas idéias e eu farei comentários.